Musica

domingo, 10 de abril de 2011

A origem do café no mundo e sua inserção no Brasil


O café, fruto de origem Etíope é relatado no escrito Iêmen em 575 conhecido como Lenda Kalde. Segundo esta lenda, um pastor de cabras observou que os animais ao ingerir as folhas e os frutos do café tornavam-s mais ágeis, este pastor provou dos frutos e constatou as propriedades estimulantes desta planta.
Após descobrirem o produto, os Etíopes utilizaram em forma de fruto, consumiam a polpa, produziam suco, usavam as folhas para chá. As sementes em infusão teriam sido utilizadas no Ano 1000 para fins medicinais.
No Brasil, o responsável por inserir este produto foi Francisco de Melo Palheta.O clima tropical favoreceu muito o plantio desde gênero, que inicialmente estava destinado a subsistência.
No Rio de Janeiro, surgiram os primeiros cafezais nas localidades da Tijuca, Botafogo, gradativamente o plantio se expandiu para a região do Vale do Paraíba.
O governo imperial necessitava inserir um novo gênero agrícola para equilibrar a economia, devido a boa adaptação deste gênero o café tornou-se o principal produto de exportação Nacional.Cabe frisar que em 1929 com a crise que afetou o mundo a produção deste gênero acabou perdendo parte de seu valor afetando muitos produtores.

2 comentários:

  1. E se no início do século XX nosso ouro negro era o café, hoje, ele se chama petróleo.

    Por muitos anso exportamos café e a vida do povo em nada melhorou. Esperamos que não aconteça o mesmo com a exploração do pre-sal !

    ResponderExcluir
  2. Marcelo
    O tempo passou, o cenário modificou mas a base continua a mesma a Ganância, a Ambição e a acumulação.
    No final do Século XIX, os barões se uniam ao governo e construiam estradas para escoar a produção cafeeira
    atualmente,não vejo mudanças significativas em relação aos royaltes de petroleo que alguns municipios recebem.Infelizmente esse recurso não é aplicado como deveria ser.Investir na educação, na saude no esporte e no lazer que é o que consta em nossa constituição.

    ResponderExcluir